Manain Café Especial



SABE A DIFERENÇA DO CAFÉ ESPECIAL E TRADICIONAL.



Café Tradicional


O café tradicional possui qualidade inferior. Ele é composto por café arábica com alta incidência de defeitos e é vendido para as indústrias nacionais por preços inferiores. Essa qualidade é conhecida pelos negociantes como “baixo” ou “consumo”, fazendo referência ao arábica de baixa qualidade e o café de consumo interno. Com esse café arábica baixo são feitos blends com o café conilon, até obter os padrões de café tradicionais, que se mantém sempre os mesmos. 


Tais cafés acabam se caracterizando pela moagem muito mais fina e uma torra bastante escura, para disfarçar as imperfeições dos grãos. É o café preto que bebemos todos os dias ou quando vamos à padaria. O resultado dessa síntese é apenas o amargor do grão, por isso a necessidade de adoçá-lo.


CAFÉ ESPECIAL


De acordo com a Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA (Specialty Coffee Association), usada no mundo todo, Café Especial é todo aquele que atinge, no mínimo, 80 pontos na escala de pontuação da metodologia (que vai até 100), sendo avaliados os seguintes atributos: 


Fragrância/Aroma 

Uniformidade (cada xícara representa estatisticamente 20% do lote avaliado) 

Ausência de Defeitos 

Doçura 

Sabor 

Acidez 

Corpo 

Finalização 

Harmonia 

Conceito Final (impressão geral sobre o café, atribuída pelo classificador. Única parcela de subjetividade do classificador na avaliação da amostra) 

Um Café Especial destaca-se nesses atributos, possuindo sabores e aromas que podem ser frutados, herbais, doces como caramelo e chocolate, por exemplo (veja nosso post sobre a roda de aromas do café especial). Podemos fazer uma analogia com o vinho, pois o café também pode ser apreciado por suas características sensoriais e não apenas pela cafeína. Dependendo da região de cultivo, do cuidado pós-colheita e da torra, você tem cafés diferentes e deliciosos.



TORRA DO CAFÉ MANAIN


A torra do Café é um dos passos mais importantes na fabricação desta bebida. A boa torra é aquela que realça as melhores características de sabor, aroma e acidez de cada tipo de grão. A curva de torra é definida pelo tempo em que o grão de café fica em cada temperatura. Ela interfere no aroma, sabor, corpo, acidez, finalização, equilíbrio, enfim quase tudo pode ser trabalhado ao longo da torra. O mesmo grão de café terá características muito diferentes conforme o ponto de torra usado. 



CAFÉ ESPECIAL MANAIN

Café especial Manain cultivado a 1089m de altitude na região da Alta Mogiana em Franca -  SP, a família Cintra com muito zelo e carinho preza pela qualidade, produzindo um café especial com alto padrão.



×
Filtros
Ops, o filtro selecionado não encontrou nenhum produto :/

Tente novamente, com outra opção de filtro e encontre o produto desejado!